• 1
  • 2
  • 3
  • 4
Tudo liberado! Meninos poderão usar banheiro feminino e vice-versa

Tudo liberado! Meninos poderão usar banheiro feminino e vice-versa

Alguns pais criticaram a resolução lembrando que não há como impedir que oportunistas ingressem no banheiro feminino mediante a autoafirmação de que são travestis ou transexuais. E, sim, basta uma autoafirmação para ser considerado como tal. Duas resoluções publicadas no Diário Oficial da União nesta quinta-feira garantem direitos para a comunidade LGBT. Uma delas estabelece parâmetro para garantir condições de acesso e permanência de pessoas travestis e transexuais - "e todas aquelas que tenham sua identidade de gênero não reconhecida em diferentes espaços sociais" - nas instituições de ensino. De acordo com os artigos, as escolas e universidades, públicas e particulares, devem garantir o uso de banheiros, vestiários e demais espaços segregados...

DENÚNCIA! Saiba como funciona o "esquema" USUCAPIÃO na Prefeitura de Cornélio Procópio

DENÚNCIA! Saiba como funciona o "esquema" USUCAPIÃO na Prefeitura de Cornélio Pr…

De acordo com nossas fontes, pessoas que trabalham na prefeitura se aproveitam de informações privilegiadas e se apossam de terrenos particulares abandonados na cidade. Esta semana, recebemos inúmeras queixas sobre terrenos localizados na Rua Major João Carlos de Farias, na Vila Independência, que podem fazer parte deste esquema. Um deles, chegou até a ser invadido e uma construção já está sendo levantada no local,  depois que descobriram que a dona havia desaparecido.  Informações dão conta, que um assessor da prefeitura, sabedor que o terreno estava sendo obtido através do esquema USUCAPIÃO,  teria atravessado o plano e autorizando a invasão. Inclusive pagando as despesas iniciais de limpeza do local. De acordo com várias testemunhas...

30 Toneladas de alimentos foram distribuídas entre 24 entidades e famílias carentes

30 Toneladas de alimentos foram distribuídas entre 24 entidades e famílias carentes

A Secretária de Promoção Social, professora Lucia de Fátima Cardoso Alves e a presidente do PROVOPAR de Cornélio Procópio, Zilda Maria Silva, fazem balanço positivo sobre arrecadação e distribuição de 30 toneladas de alimentos recebidos como entrada para o mega evento musical de aniversário do município em parceria com a rádio Graúna FM (Show de Shows). Ao todo 24 entidades assistenciais e centenas de famílias carentes foram contempladas. O evento realizado em fevereiro por conta do aniversário de 77 anos de emancipação política do município foi produzido e coordenado pela equipe da rádio Graúna FM e contou com a participação de grandes estrelas da música sertaneja nacional. Para assistir ao show, cada...

Em Cornélio, Cartilha com dicas sobre sexo distribuída para meninas de 9 anos revolta população

Em Cornélio, Cartilha com dicas sobre sexo distribuída para meninas de 9 anos revolta popu…

A matéria teve grande repercussão no programa 104 Notícias /20h,  desta quinta feira (16). "Acho que não só a minha família, mas muitos procopenses também estão revoltados com a Cartilha da Saúde da Adolescente que está sendo distribuída nas escolas. Para que uma criança de nove anos precisa saber sobre sexo antes do casamento, sobre pílula do dia seguinte, como usar camisinha?" É assim que um jovem procopense, usuário de uma rede social, questionou na tarde de quinta feira (16), a CARDENETA DE SAÚDE DA ADOLESCENTE, do Ministério da Saúde nas distribuídas nas escolas da rede pública de ensino em Cornélio Procópio. Os técnicos do Governo Federal, defendem que se trata de ação...

ivani

odair488px

baggio

Publicidades

radio104

Escrito por Publicado em BLOG

gays

Alguns pais criticaram a resolução lembrando que não há como impedir que oportunistas ingressem no banheiro feminino mediante a autoafirmação de que são travestis ou transexuais. E, sim, basta uma autoafirmação para ser considerado como tal.

Duas resoluções publicadas no Diário Oficial da União nesta quinta-feira garantem direitos para a comunidade LGBT. Uma delas estabelece parâmetro para garantir condições de acesso e permanência de pessoas travestis e transexuais - "e todas aquelas que tenham sua identidade de gênero não reconhecida em diferentes espaços sociais" - nas instituições de ensino.

De acordo com os artigos, as escolas e universidades, públicas e particulares, devem garantir o uso de banheiros, vestiários e demais espaços segregados acordo com a identidade de gênero de cada sujeito. Além disso, o campo "nome social" deve ser inserido nos formulários e sistemas de informação utilizados nos procedimentos de seleção, inscrição, matrícula, registro de frequência, avaliação e similares.

Caso haja distinção quanto ao uso de uniformes, por exemplo, também deve ser facultada a escolha de vestimentas conforme a opção de cada pessoa. Em outro trecho do documento, o texto diz que o reconhecimento da identidade de gênero deve ser estendido a estudantes adolescentes sem que seja obrigatória a autorização do responsável.

O estudante também passa a ter direito de ser chamado quando solicitar pelo nome social quando a identificação civil não corresponder à sua orientação - não cabendo qualquer tipo de objeção.

INCLUSÃO NOS BOLETINS DE OCORRÊNCIA

Já na outra resolução, o governo recomendou às polícias civis do Brasil que incluam, nos boletins de ocorrência, campos sobre orientação sexual, identidade de gênero e nome social dos atendidos. A sugestão está em resolução do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais da Secretaria de Direitos Humanos.

Fonte: O Globo.

Escrito por Publicado em BLOG

20150416 162428

De acordo com nossas fontes, pessoas que trabalham na prefeitura se aproveitam de informações privilegiadas e se apossam de terrenos particulares abandonados na cidade.

20150416 16240620150416 162403

Esta semana, recebemos inúmeras queixas sobre terrenos localizados na Rua Major João Carlos de Farias, na Vila Independência, que podem fazer parte deste esquema. Um deles, chegou até a ser invadido e uma construção já está sendo levantada no local,  depois que descobriram que a dona havia desaparecido. 

Informações dão conta, que um assessor da prefeitura, sabedor que o terreno estava sendo obtido através do esquema USUCAPIÃO,  teria atravessado o plano e autorizando a invasão. Inclusive pagando as despesas iniciais de limpeza do local.

De acordo com várias testemunhas e através de rápida investigação, estamos acompanhando uma situação pra lá de suspeita dentro da prefeitura de Cornélio Procópio. Trata-se de um esquema que mapeia terrenos particulares, que, na maioria das vezes, por razões variadas, são abandonados pelos proprietários.

Com funciona:

Muitas vezes por motivo de saúde, demanda jurídica, ou mesmo mudança de endereço,  alguns proprietários de terrenos, não percebem a propriedade. Existem inúmeros casos de proprietários de terrenos na cidade, que perdem o interesse na propriedade pelos mais variados motivos. A a partir daí, aparecem aqueles que, munidos de informações privilegiadas dentro das repartições da prefeitura, se apossam do terreno arcando com as dividas tributárias da propriedade. "Eles ficam sabendo dos terrenos abandonados na cidade e sorrateiramente começam a pagar as taxas e impostos como se fossem proprietários" Informou a nossa fonte. 

As vezes em nome de terceiros, outras vezes através do próprio nome, estes agentes públicos acabam custeando as despesas do terreno durante período suficiente para tomar posse do mesmo, usando o recurso constitucional do "USUCAPIÃO": 

Art. 1.242. Adquire também a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos.

Parágrafo único. Será de cinco anos o prazo previsto neste artigo se o imóvel houver sido adquirido, onerosamente, com base no registro constante do respectivo cartório, cancelada posteriormente, desde que os possuidores nele tiverem estabelecido a sua moradia, ou realizado investimentos de interesse social e econômico.

20150415 10154220150416 162443

Os vizinhos que acompanham a demanda destas áreas, que estão sob suspeição na Rua João Carlos de Farias(foto) afirmam que,  é uma injustiça,  e que a "bronca" já estão sendo alvo de ação judicial.

Há décadas, os contribuintes convivem com comentários sobre a existência deste tipo de esquema, mas curiosamente, até o momento, ninguém se interessou em verificar as suspeitas.

O que revolta a população é que, mesmo se tratando de áreas particulares e abandonadas, o município deveria criar mecanismos para que as mesmas,  não acabem nas mãos de especuladores.   Estes, na maioria das vezes, já possuem propriedade em seus nomes e se aproveitam da fragilidade do sistema. 

A situação remete ao contribuinte procopense que paga aluguel! Este  aguarda infinitamente as promessas de políticos em relação a liberação dos terrenos adquiridos para a implantação dos Conjuntos Habitacionais na cidade!    

 

Escrito por Publicado em BLOG

luciaalimento

A Secretária de Promoção Social, professora Lucia de Fátima Cardoso Alves e a presidente do PROVOPAR de Cornélio Procópio, Zilda Maria Silva, fazem balanço positivo sobre arrecadação e distribuição de 30 toneladas de alimentos recebidos como entrada para o mega evento musical de aniversário do município em parceria com a rádio Graúna FM (Show de Shows). Ao todo 24 entidades assistenciais e centenas de famílias carentes foram contempladas.

O evento realizado em fevereiro por conta do aniversário de 77 anos de emancipação política do município foi produzido e coordenado pela equipe da rádio Graúna FM e contou com a participação de grandes estrelas da música sertaneja nacional.

Para assistir ao show, cada pessoa trocou o ingresso por dois quilos de alimentos, a maior parte alimentos básicos, como arroz, feijão, açúcar, macarrão e óleo, na portaria do parque de exposição, bem como nos pontos de troca em vários estabelecimentos pela cidade e região. O volume de itens arrecadados foi enorme chegando a 30 mil quilos, o qual pediu muitos dias de trabalho para a separação dos itens por ordem de data de validade e gênero. Entre estes, muitos com datas vencidas, pacotes abertos ou violados e até estragados, tiveram que ser retirados.

Enquanto que para as famílias se fez necessário a confecção de cestas básicas. A entrega para as entidades foi a granel, cada uma recebeu de acordo com o seu plano de aplicação, sendo ainda que outras receberam mais de um lote dado ao trabalho praticado. A alegria dos beneficiados de entidades como Abrigo Bom Pastor, Pastoral da Criança, Ong Orar, Creche Emaús, além de igrejas católicas e evangélicas que desenvolvem este trabalho social foram devidamente registrados a exemplo do Hospital do Câncer de Londrina que além de tudo emitiu um documento de recebimento das doações.

"Agradecemos a população de Cornélio Procópio e região que compareceu em massa para as apresentações e doaram os alimentos, que contribuiu para amenizar a necessidade de milhares de famílias carentes", disse a Secretária Municipal de Promoção Social, professora Lúcia, fazendo eco ao próprio prefeito Fred Alves que disse: "É emocionante quando um esforço conjunto, poder publico, empresários e a população, que além de festejar nossa cidade e poder curtir artistas de renome nacional, ainda se transforma numa obra social tão vultuosa e significativa. Eu me sinto realizado pelo sorriso das famílias que puderam ser alcançadas diretamente pela ação social da prefeitura e PROVOPAR, como as que foram contempladas através das entidades que destinamos os alimentos".

Fonte: Comunicação/Prefeitura de Cornélio Procópio.

 

Escrito por Publicado em BLOG

cartilha adolescente

A matéria teve grande repercussão no programa 104 Notícias /20h,  desta quinta feira (16).

"Acho que não só a minha família, mas muitos procopenses também estão revoltados com a Cartilha da Saúde da Adolescente que está sendo distribuída nas escolas. Para que uma criança de nove anos precisa saber sobre sexo antes do casamento, sobre pílula do dia seguinte, como usar camisinha?" É assim que um jovem procopense, usuário de uma rede social, questionou na tarde de quinta feira (16), a CARDENETA DE SAÚDE DA ADOLESCENTE, do Ministério da Saúde nas distribuídas nas escolas da rede pública de ensino em Cornélio Procópio.

Os técnicos do Governo Federal, defendem que se trata de ação de educação em saúde para adolescentes e jovens. A "caderneta" possui duas versões, sendo uma específica para os meninos e outra voltada para as meninas. Ela estimula, práticas de prevenção e autocuidado em várias áreas.

O objetivo é esclarecer dúvidas comuns aos adolescentes nesta fase de mudanças no corpo e no comportamento, auxiliando pais, professores e profissionais da saúde no processo de orientação. Temas como saúde sexual e reprodutiva, com a evolução do corpo da infância à vida adulta, puberdade, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST) são abordados, informa o Governo Federal.

O que a população procopense questiona, é o fato de a tal caderneta ter sido distribuída para crianças de nove anos, quando a adolescência no Brasil culturalmente começa ao se completar 13 anos e termina aos 18, conforme ditam os especialistas, ao contrário do que pensa os técnicos do Governo Federal, que dizem que este período na vida do jovem começa aos 10 anos de idade.

O comentário postado na rede social teve repercussão imediata, uma sexóloga e orientadora sexual declarou: "Caso seja verdade, devo dizer que como o próprio nome da cartilha está intitulado, esse material deveria ser distribuído para adolescentes do Ensino Fundamental II e não crianças do Ensino Fundamental I. Com crianças a abordagem do tema é outra. Acho louvável a intenção, a conscientização é sempre necessária, mas penso que esta não seria a melhor forma de fazê-la. Lamentável".

Um pai registrou a sua indignação : "Estamos diante de um caso de polícia...".

Muitos questionaram a administração municipal sobre a distribuição da cartilha nas escolas, a qual foi defendida por outros que relataram se tratar de uma decisão do MEC, mas um usuário da rede social fez o seguinte questionamento: "Só uma dúvida, mesmo sendo distribuído pelo MEC, a responsável pela educação no município não poderia ter questionado a faixa etária que apreciaria a cartilha?", levantando a hipótese que o conteúdo do material não foi analisado como deveria ser.

A realidade é que muitas crianças de nove anos de idade chegaram em casa com a cartilha nas mãos, que segundo relatos, é de péssimo gosto, com imagens impróprias, indignando seus familiares e tal situação deve ser questionada, cabendo os responsáveis se pronunciarem sobre o fato.

Texto: Enio Trevisani

Escrito por Publicado em BLOG

hugo viana

Hugo Viana é o novo diretor do Centro de atenção Psicossocial (CAPS) de Cornélio Procópio. O diretor passou a desenvolver seu trabalho na cidade nesta última segunda feira, dia 13. Hugo explicou que a nova direção do centro vem de uma empresa terceirizada da cidade de Maringá, onde são especializados em atendimentos na área da saúde.

"Esperamos atender muito bem a população, e sabemos que eles precisam de um cuidado especial." O diretor relata que a nova gestão vem acompanhada de novos métodos de trabalho para atendimento, como convocações de cursos, nova estrutura interna e demais melhorias para atender todos com qualidade, e conscientizar a população da quebra do preconceito com pacientes na área da saúde mental.

"Qualidade, respeito e carinho com a população. A meta do CAPS é fazer o protocolo de atendimento para todos os tipos de patologia e organizar o atendimento internamente. Trazer uma gestão inovadora, com uma visão mais ampla, que funcione como uma empresa com qualidade de atendimento, para que o paciente tenha o melhor de nossos serviços". Ressaltou Hugo.

O CAPS de Cornélio Procópio fica localizado na Avenida Paraíso, 669 no centro da cidade.

Da Redação Portal Cornélio Notícias

Escrito por Publicado em BLOG

maxresdefault

Imagem ilustrativa

De acordo com a Polícia Militar de Cornélio Procópio, por volta das 20h de terça feira (14), a PM foi solicitada aa comparecer até uma residência localizada na Rua Júlio Mariucci, na Vila São Pedro, onde denúncias davam conta de que um indivíduo de 24 anos estava prestes a invadir a casa de seu genitor de 84 anos a fim de ameaçar e agredi-lo.

Segundo a PM, ao chegarem ao local, de imediato a equipe policial abordou o acusado, que se encontrava bastante alterado, sendo necessário o uso de força moderada para conter e encaminhá-lo junto à vítima, para os devidos procedimentos legais.

Via Anuncifacil

Escrito por Publicado em BLOG

cemiteria

Através de serviço de observação da equipe de policiais militares de Cornélio Procópio e rápida abordagem, jovens envolvidos com o crime de tráfico de drogas foram presos. Quatro indivíduos com idades de 30, 20,18, e 13 anos, estavam em uma residência da Vila Nova que dá acesso ao fundo do Cemitério Municipal, e através de um buraco no muro do Cemitério repassavam drogas para usuários.

Na casa ao fundo do cemitério foram apreendidas várias porções de maconha pesando 163 gramas, 02 aparelhos celulares, 06 carregadores de celulares, 07 baterias para celulares, além da quantia total de R$ 122,00 reais.

Os usuários apanhavam a droga pelo interior do cemitério e fugiam noite adentro pelas tumbas. Diante do fato, os quatro envolvidos na venda da droga seguiram para o devido procedimento legal junto às drogas, dinheiro, e objetos apreendidos.

Da Redação Portal Cornélio Notícias

Escrito por Publicado em BLOG

12

Prometida para março deste ano, a exemplo de outras obras na cidade, a reforma do Posto de Saúde do Jardim Panorama, está parada gerando muita "dor de cabeça" para seus usuários.

Na tarde de terça feira(15), a equipe de jornalismo da Radio FM 104, foi chamada para atender um grupo de moradores que pediu espaço para reivindicar seus direitos em relação ao atendimento a saúde no bairro.

postoplaca

A paciência dos usuários daquela comunidade chegou ao limite, pois com a sede da Unidade Básica de Saúde fechada, o atendimento está sendo improvisado no Centro Comunitário do bairro. Com isto, apesar dos esforços e do bom trabalho dos funcionários da UBS, a qualidade do serviço fica comprometida!

De acordo com as informações captadas pela reportagem do repórter Bruno Izidoro(104FM), vários moradores daquela comunidade ressaltaram que as condições no local são péssimas. O consultório para o atendimento médico está em situação insalubre, inclusive questionaram uma ação efetiva da Vigilância Sanitária no local.

Uma das moradoras entrevistadas afirma que, devido a total falta de condições , é difícil encontrar médicos e remédios para a população. "Até o Padre do bairro está tentando alugar uma casa por perto, para abrigar o posto improvisado, até que se regularize a situação" Confirmou a moradora.

posto improvisado 03posto improvisado 04

Centro Comunitário do Jardim Panorama/  Improvisado como Posto de Saúde

O posto, que já deveria estar reformado, está tomado pelo mato e de acordo com os moradores, vem sendo mal frequentado a noite. Os materiais de construção expostos nas janelas são convites para os larápios e depredadores.

Os moradores já estão cansados de reclamar para as autoridades. Decepcionados eles "atiram" para todas as direções,  não acreditando mais em prefeito, secretários e muito menos vereadores. "Aqui não existe remédio nenhum, inclusive para pressão que é tão necessário. Já cansei de pedir para vereadores, ninguém faz nada!" Informou desanimado, o morador pioneiro, Sr Laestre.

posto02

UBS Jardim Panorama/ Obra Parada

Já Dona Cleide, moradora da Avenida da Rosas, reclama que  para pegar seu remédio de pressão, tem  que se deslocar até o Posto Central, do outro lado da cidade. Pois no posto improvisado do Panorama,(Centro Comunitário),  os funcionários informam que não é permitido armazenar tais medicamentos por falta de ventilação. Por outro lado no Postão Central, a recomendação é que cada usuário deverá recorrer as farmácias do próprio bairro.

"As pessoas que trabalham no local não têm culpa, não sabemos nem com quem reclamar. O povo daqui está sofrendo devido a paralisação da reforma. O local está uma vergonha e servindo para outras coisas." Encerrou Cleide.

Fotos e reportagem de Bruno Izidoro

Escrito por Publicado em BLOG

foto aerea utfpr

O Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, em audiência com o deputado federal, Enio Verri (PT) e o vereador Rodrigo Marconcin(Pirulito) (PCdoB), confirmou na tarde terça-feira (14), que o campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Cornélio Procópio será contemplado com o curso de medicina.

De acordo com o Secretário Executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, o imbróglio da implantação do curso de medicina no Norte Pioneiro chegou ao fim com a decisão por Cornélio Procópio. O encontro contou com a presença da diretora de Desenvolvimento das Universidades Federais, Adriana Rigon Weska.

A implantação do curso de medicina na cidade, segundo Verri, trará benefícios em diversas áreas. "A cidade ganha com mais médicos, investimentos em pesquisas, maior qualidade na saúde pública, parcerias entre prefeitura e universidade e com a atração de investimentos para o município", ressaltou.

A data da implantação do curso não foi informada, pois depende de votação para liberação no Congresso Nacional, o que deixará a população procopense na expectativa.

Após aprovação dos congressistas, são abertos os processos burocráticos para a contratação de professores e servidores públicos, além da construção da infraestrutura para o curso.

Do Site do Deputado Enio Neri/ Via Anuncifacil

Escrito por Publicado em BLOG

Ataide Cuqui

Sem qualquer justificativa, um dos mais conceituados homens de imprensa de Cornélio Procópio, foi dispensado na segunda feira(14) a tarde, por um secretário do prefeito Fred.

Ataíde, um dos mais tradicionais jornalistas da cidade, tem exatos 50 anos de experiência no ramo, destes, 20 como servidor público.

Entre os profissionais de imprensa, Cuqui é visto como um "paizão" para os mais novos e um exemplo para os mais experientes. O profissional atuava como roteirista do site oficial da prefeitura e diretor do departamento de imprensa.

Com vasta experiência no setor, Ataíde atuou em várias oportunidades em administrações diferentes na prefeitura de Cornélio, entre elas, dos ex-prefeitos Amin Hannouche, Marcio Pozzi, Eduardo Trevisan, sempre com ótima folha de serviço prestado.

As circunstâncias de sua exoneração não foram explicadas. Bem a seu estilo, o prefeito Fred Alves, sequer teve o respeito de comunicar-lhe pessoalmente sobre a decisão. Ataíde ficou sabendo de sua exoneração através do secretário de administração, Carlos Medeiros, que também não soube lhe informar os motivos

Roteirista, radialista, músico, Cuqui também é conhecido em toda a região pois fez parte da equipe do Jornal Folha de Londrina.

Sempre muito bem recebido em todos os órgãos de imprensa da cidade, a saída de Ataíde Cuqui, nas circunstancias em que ocorreu, deixam vários questionamentos sobre o modo em que o prefeito Fred Alves vem agindo, com seus assessores diretos em relação a imprensa!

"A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos."
Barão de Montesquieu

 

 

rodrigues

Publicidade

Comentários

  • miguel milanez dias 10/03/2015 11:22
    SUA FOTO ESTÁ DESATUALIZADA, TEM GENTE ALI QUE JÁ SAIUI, KK
     
  • miguel milanez dias 07/03/2015 13:10
    a culpa não é do bueiro, e sim dos responsáveis que até hoje não fizeram o serviço de acordo , ou ...
     
  • Dalci 03/03/2015 22:24
    Não sei como está a situação em outros bairros, mas no Jardim Pérola a cada dia é maior a quantidade ...
     
  • Eduardo 26/06/2014 20:43
    Lamento a decisão. Atos publicados na internet tem muita abrangência e são tantas as atribuições de um ...
     
  • Enfermeira 26/06/2014 17:02
    Bom Odair, acompanhei seu programa hoje, e sim pude notar o quanto foi vago o nosso "representante" .

Conteúdo