• 1
  • 2
  • 3
  • 4
Jovem é assassinado a tiros em Cornélio Procópio

Jovem é assassinado a tiros em Cornélio Procópio

Por volta das 21h de segunda feira (1), policiais militares de Cornélio Procópio foram informados que pelos menos quatro disparos de arma de fogo foram ouvidos na Vila Nova e imediatamente várias equipes da PM se dirigiram ao local. De acordo com o Sgt. Moreira, enquanto vasculhavam a região, uma nova informação chegou dando conta que um indivíduo foi alvejado na frente de um bar Na Vila Nova e já se encontrava em óbito. Diante da informação, os policiais foram até o local informado, onde encontraram o corpo de Gilberto Aparecido Brasil Cunha, 26, sem vida. O bar se encontrava fechado e os populares não souberam precisar o que havia acontecido, muito menos...

Ética, Caráter, Moral, Princípios e Justiça

Ética, Caráter, Moral, Princípios e Justiça

Por Ênio Trevisani Já havia escrito anteriormente sobre o tema, mas devidos aos últimos acontecimentos, às eleições e tudo o que ocorre nesta cidade e país, é bom voltar a comentar sobre o assunto. Ética é uma palavra que cada vez mais se torna rara em nossa sociedade, pouco se ouve falar dela, algo que pode até um dia, a meu ver, entrar decadência e por fim cair no esquecimento.Muitos tentam se esconder desta simples palavra, outros a usam como forma de protesto, como defesa ou mesmo como proteção para uma causa nobre. Lemos e escutamos de longe sobre ética no jornalismo, na medicina, na economia, na ciência, na religião e ética na...

Será o Fim do Voto Secreto? Vem aí o dia "D" para a Câmara Municipal de Cornélio Procópio

Será o Fim do Voto Secreto? Vem aí o dia "D" para a Câmara Municipal de Cornélio…

Projeto que acaba com a votação escondida, será um divisor de águas no legislativo municipal. Nesta terça feira (02), entra em primeira votação no plenário da Câmara de vereadores de Cornélio Procópio, o projeto que põe fim ao voto secreto para quaisquer assuntos na Casa de leis procopense. Encabeçado pelo vereador Rodrigo Marconsim(PcdoB), a iniciativa contou com os apoios declarados dos vereadores que subscrevem o projeto, Angelica Olshanesck(PSDB), Bruno Magalhães(PV) e Luiz Carlos Amâncio(PSDB). O projeto proposto, é de emenda à lei Orgânica do Município, número 01/2014. Em sua súmula: Altera a redação dos artigos 14, §2º; 27, §2º, 32, inciso XIX e 50, §5º, todos da Lei Orgânica do Município de Cornélio...

Polícia Militar entra em confronto com assaltantes em Cornélio Procópio

Polícia Militar entra em confronto com assaltantes em Cornélio Procópio

Um bandido morreu, e outro ficou gravemente ferido na madrugada de segunda feira (1), após o carro com uma quadrilha de assaltantes sofrer um acidente no perímetro urbano da BR 369, em Cornélio Procópio, durante um cerco da Polícia Militar. Segundo a PM, o grupo formado por dois adolescentes e quatro adultos fortemente armados,  invadiram uma propriedade na cidade de Bandeirantes, e mediante a ameaça, rederam os moradores. Os assaltantes levaram o cofre da propriedade e fugiram usando um veículo VW/Cross Fox, seguindo em direção a Cornélio Procópio. A PM foi informada e um alerta foi emitido para toda a região. O carro foi avistado passando pela BR 369, mais precisamente em baixo pontilhão...

Escrito por Publicado em BLOG

crime

Por volta das 21h de segunda feira (1), policiais militares de Cornélio Procópio foram informados que pelos menos quatro disparos de arma de fogo foram ouvidos na Vila Nova e imediatamente várias equipes da PM se dirigiram ao local.

De acordo com o Sgt. Moreira, enquanto vasculhavam a região, uma nova informação chegou dando conta que um indivíduo foi alvejado na frente de um bar Na Vila Nova e já se encontrava em óbito.

Diante da informação, os policiais foram até o local informado, onde encontraram o corpo de Gilberto Aparecido Brasil Cunha, 26, sem vida.

O bar se encontrava fechado e os populares não souberam precisar o que havia acontecido, muito menos quem seria o autor dos disparos, relatou o Sgt. Moreira.

A vítima, que morava no bairro, apresentava três perfurações no corpo,  e marcas de bala foram encontradas em uma parede, mas cartucho não foram visto, supondo que o autor do homicídio usou um revólver, salientou o policial militar.

A princípio a vítima não possui passagens pela polícia, somente um registro enquanto era menor de idade.

A equipe técnica da Polícia Civil e após colherem todos os dados da cena do crime, o corpo da vítima foi liberado, sendo encaminhado ao IML de Londrina.

A PM faz uma varredura pela Vila Nova e áreas adjacentes em busca de informações que possam levar a prisão o autor deste novo homicídio em Cornélio Procópio e conta com a população, que pode ajudar através de denúncias pelo do telefone 190.

Lembrando que a ligação é registrada como anônima, preservando a identidade de quem colabora com o trabalho dos policiais no combate a criminalidade.

 vitima1

Anuncifacil

Escrito por Publicado em BLOG

etica01

Por Ênio Trevisani

Já havia escrito anteriormente sobre o tema, mas devidos aos últimos acontecimentos, às eleições e tudo o que ocorre nesta cidade e país, é bom voltar a comentar sobre o assunto.

Ética é uma palavra que cada vez mais se torna rara em nossa sociedade, pouco se ouve falar dela, algo que pode até um dia, a meu ver, entrar decadência e por fim cair no esquecimento.
Muitos tentam se esconder desta simples palavra, outros a usam como forma de protesto, como defesa ou mesmo como proteção para uma causa nobre.

Lemos e escutamos de longe sobre ética no jornalismo, na medicina, na economia, na ciência, na religião e ética na política, mas que esta palavra quer dizer?

Na realidade ela significa muito.

Ética é uma pequena palavra do nosso vocabulário que esta associada ao caráter e aos princípios morais. A ética é conjunto regras aliados aos bons costumes que definem uma pessoa na sociedade e significa que aquilo que é bom para o indivíduo é bom para o coletivo.

Aquele que a possui, tem consigo sabedoria e respeito para com vida humana, esta pessoa é dotada de consciência moral, que avalia e julga constantemente suas ações, para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Estaria à ética saindo de uso, como as palavras da moda?

Falar em ética é falar em justiça, no equilíbrio do bom funcionamento da sociedade e do bem em comum e agora é uma boa hora de nós nos perguntarmos como temos agido em relação ao nosso caráter, se vivemos de acordo com nossa ética.
Se nossos atos estão de acordo com os bons costumes que envolvem nossa comunidade e se ensinamos nossos filhos e aprendizes sobre tais comportamentos corretos, ainda mais em tempos que escolheremos nossos futuros governantes e elaboradores de leis.
Se nossos líderes e representantes têm respeitado esses princípios morais que regem o nosso conjunto, lembrando que se eles estão no poder é porque nós os colocamos nesta privilegiada posição e qual foi o custo para tal?

Será que valeu à pena?

Será que ao escolhermos essas pessoas pensamos no bem comum?

Estes mesmos que aparecem na TV prometendo a solução de todos os problemas os problemas de nossa região, estado e país.

Muitos destes nos traíram em vários episódios, só a nível local, sou obrigado a relembrar sobre a vontade da cidade em ter uma faculdade de medicina e alguns e deles, que aparecem aqui com a maior "cara lavada", pedindo votos, se manifestaram em favor a outras município, basta fazer uma rápida pesquisa para saber de quem se trata.

E os outros que são campeões em ausências tanto legislativo estadual, como no federal? Procure saber.

É uma vergonha retornarem...

Um bom exemplo de ética vem da política, um cidadão que ocupa um cargo que representa a população, assume responsabilidades com grandes qualidades morais e de competência. A atividade pública só se justifica se o político possuir espírito democrático e republicano. Se for uma pessoa de palavra e se suas ações forem dirigidas para o bem coletivo e não para um pequeno grupo de pessoas ou interesses pessoais.

Caso contrário ele deve ser chamado de (*)imoral e suas atitudes devem ser denunciadas, seu cargo deve lhe ser retirado, sendo entregue para uma pessoa melhor qualificada para exercê-lo e consecutivamente este péssimo político deve ser levado à justiça como qualquer outro criminosos.

Agora vem a pergunta inevitável: como agem os políticos procopenses? Eles se comportam de acordo com a vontade dosmoradores de Cornélio Procópio ou estão defendendo minorias e pessoas influentes da sociedade? É uma questão que a comunidade deve avaliar.

Para o exercício de a ética funcionar depende de todos nós. As pessoas têm que estarem mais atentas as leis, mais cientes da vida real, devem se acostumar ao hábito da leitura e valorizar e conservar os patrimônios históricos e culturais de nossas comunidades e do país.
As escolas necessitam estarem mais focadas ao ensino da ética, da filosofia do civismo e da política e quem sabe da teologia.

A ética refere-se também evitar qualquer tipo de indução feita mídia tendenciosa, que insiste em ocultar a verdade nos dando notícias que escondem a realidade, transformando o caos em paraíso, havendo uma real interferência sobre aqueles que lutam para expor o quadro real, os obrigando a serem calados e nesta luta quem perde é o cidadão de bem.

Contudo, hoje a realidade trás a boa nova da tecnologia, onde qualquer um pode ser dono do seu próprio canal de informação, que pode expor qualquer sujeira e nesta rede de notícias que extrapola as fronteiras, nenhum "coronel" pode interferir, a não ser quando covardemente usa a justiça para tentar interromper a exibição da imundice de seus atos.

Em nossa comunidade vivemos como os antigos romanos, que eram enganados através de sangrentos shows realizados no coliseu sob o lema "Pão e Circo" e campanhas publicitárias que enalteciam os feitos do imperador e de seus senadores, uma tática patrocinada pelo governo para acobertar e desviar o foco dos seus fracassos e da corrupção que existia no senado romano, algo muito parecido com a nossa realidade procopense, no qual programas de rádios, eventos populares e anúncios em jornais e panfletos, têm como principal objetivo, empurrar o lixo para baixo do tapete, transformando estes acontecimentos no "ópio do povo", que oculta os reais acontecimentos da vida pública, mergulhando a população na completa ignorância e alienação, levando-os a acreditar na falsa ilusão que esta tudo bem e que a cidade esta nos trilhos do desenvolvimento, que a violência esta sob controle e que nossa família vive em uma sociedade ideal.

Os problemas vão além de nossa região, a inversão de valores é uma doença nacional, onde professores são mortos dentro das salas de aula e pais de família assassinados em plena luz do dia.
O pior nisso tudo é assistir o cidadão considerando tudo isso como algo "normal", uma normalidade que concorda com desrespeito aos pais, aos mestres e aos anciões, onde a família é uma instituição falida e o dinheiro tem maior valor que a palavra de um homem.

Vivemos em uma sociedade que acredita que aparência é mais nobre que a sabedoria. Neste mundo a religião se tornou um negócio comercial e lucrativo, dominada pela ganância e pela perversão que ataca nossas crianças.

Nossos patrimônios culturais e históricos são vitimas do abandono e do vandalismo e nossas matas e florestas são destruídas, o ar que respiramos e nossos rios são poluídos sem o menor respeito pela natureza e para com os seres que nela habitam e dependem para sua sobrevivência.

Ainda neste mundo a calúnia é arma do covarde, que se esconde sob asas da corrupção e neste mesmo lugar prejudicar alguém por inveja é terrivelmente aceitável e justo. Achamos extremamente natural quando vemos nosso irmão passando fome ao nosso lado ou quando assistimos pessoas morrendo nas portas de hospitais.

Vivemos em uma pátria onde a verdade é repugnante e a vida não tem valor algum, aqui o vilão é mais ovacionado que as pessoas que deveriam nos proteger. O bandido, o corrupto, o assassino e o ladrão são protegidos pelas ultrapassadas leis e os políticos, que são os homens que fazem estas mesmas leis, não desejam alterá-las, pois não interessa, esta fora de cogitação, o cidadão não tem o direito de exigir justiça e ter proteção, enquanto houver miséria e injustiças os votos estarão garantidos.

Nesta atual sociedade em geral, somos levados a não mais acreditar e confiar no ser humano, aqui a mentira, o descaso, a ambição doentia e a falta de integridade são as melhores qualidades de nossos governantes.

Para o brasileiro em sua maioria, é mais fácil não pensar, não estar a par dos acontecimentos, assimilamos só o que nos interessa e racionar esta fora de cogitação, é melhor aceitar a falta de ética de nós mesmos e da sociedade, do que tomar atitudes que possam transformar este país no qual vivemos, em um lugar melhor para criarmos nossos filhos.

(*) imoral: pessoa contrária a moralidade, que não possui decência.

PENSE NISTO!!

Cronicas procopenses

 

Escrito por Publicado em BLOG

charge grd 198

Projeto que acaba com a votação escondida, será um divisor de águas no legislativo municipal.

Nesta terça feira (02), entra em primeira votação no plenário da Câmara de vereadores de Cornélio Procópio, o projeto que põe fim ao voto secreto para quaisquer assuntos na Casa de leis procopense.

Encabeçado pelo vereador Rodrigo Marconsim(PcdoB), a iniciativa contou com os apoios declarados dos vereadores que subscrevem o projeto, Angelica Olshanesck(PSDB), Bruno Magalhães(PV) e Luiz Carlos Amâncio(PSDB).

O projeto proposto, é de emenda à lei Orgânica do Município, número 01/2014. Em sua súmula: Altera a redação dos artigos 14, §2º; 27, §2º, 32, inciso XIX e 50, §5º, todos da Lei Orgânica do Município de Cornélio Procópio para proibir o voto secreto em quaisquer deliberações da Câmara Municipal.

Se for aprovado, o projeto, fará com que os vereadores de Cornélio Procópio, ficarão proibidos de esconder seus votos em urnas,  e terão que expor as suas ideias diante da população, imprensa e sociedade em geral. Terão que fezê-las diante de todos os assuntos discutidos na Câmara. Até então, por força da própria lei,os vereadores eram obrigados a recorrerem ao voto secreto, algumas das discussões consideradas muito importantes, em plenário. As mais contestadas são a votação do veto do prefeito e principalmente a escolha do presidente da casa.

Em todo o território nacional, vereadores sem personalidade, fazem verdadeiras barganhas políticas, escondendo suas opiniões através do voto secreto. A ideia é fazer com que, pelo menos os vereadores em nossa cidade mostrem a "cara", e enfrentem a opinião pública com a declaração aberta de seu voto.

A pergunta é: Quem vai votar contra o voto secreto na "CASA DO POVO"?

 

images 1

 

Conheça a justificativa do projeto:

JUSTIFICATIVA AO PROJETO DE EMENDA À LEI ORGÂNICA NO 01/2014

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores,

Este projeto tem como base a Emenda à Constituição Federal no 76/2013 a qual aboliu a votação secreta nos casos de perda de mandato de Deputado ou Senador e de apreciação do veto pelo Congresso Nacional.

Com o entendimento da grande maioria dos parlamentares, senadores, deputados e vereadores, a regra hoje no Parlamento é o voto aberto, constituindo o voto secreto uma exceção. A Constituição Federal prevê hoje o voto secreto apenas em raras exceções. Em um determinado momento histórico, marcado pela ditadura, o voto secreto foi importante para os parlamentares. No entanto, com o amadurecimento da democracia, esse recurso não é mais necessário. É importante que as opiniões do parlamentar sejam conhecidas pelo cidadão.

Por outro lado, o voto aberto também pode colaborar com a fiscalização e com o controle social. O argumento de que o voto secreto pode proteger o parlamentar de pressões não pode prevalecer, já que o mesmo deve manter suas convicções de forma sincera e verdadeira e não de modo, por vezes, falsa e hipócrita.

De outro lado, a Carta Magna não prevê o voto secreto para a eleição da Mesa, portanto, é absolutamente constitucional que seja abolido também de nossa Lei Orgânica disposição neste sentido. A nível federal tal disposição apenas permanece por exigência do regimento interno das Casas Legislativas Federais, todavia, ainda na discussão da Emenda acima citada para o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), a Câmara poderia acabar com o voto secreto para eleição da Mesa porque a Constituição não determina o voto fechado nesse caso. O deputado Sibá Machado (PT-AC) também defendeu a proposta.

Este é o entendimento que partilhamos, ou seja, de que não existe hoje mais a necessidade do voto secreto em nenhuma circunstância.
O voto aberto hoje é praticado nos parlamentos de vários países como Estados Unidos, Dinamarca e Suécia, e a aprovação dessa proposta será um grande passo do Legislativo na direção do amadurecimento da atividade política.

A Constituição do Estado do Paraná também não prevê mais o voto secreto para deliberação do veto e para a perda de mandato. Aliás, o artigo 56, parágrafo único da Constituição do nosso Estado prevê que não é permitido o voto secreto nas deliberações do legislativo, embora seja tal dispositivo objeto da ADI 4104-5 que tramita no âmbito do Supremo Tribunal Federal, a mesma não tendo seu mérito julgado, mas certamente será considerado constitucional diante da aprovação a nível federal da Emenda Constitucional no 76/2013. O certo é que até mesmo o regimento interno do Estado do Paraná que prevê ainda a votação secreta para eleição da mesa poderá ser declarado inconstitucional e o é se visto sob a égide da Constituição do Estado.

Assim não é razoável que a nível federal tenhamos voto aberto, a nível estadual também e em nosso município, a contrário de tantos outros, permaneçamos de forma retrógrada, até porque já existe entendimento de que a nossa própria Lei Orgânica seria inconstitucional em virtude do Princípio da Simetria Constitucional. De outro lado, em diversos outros municípios houve alteração da Lei Orgânica também permitindo que a eleição da Mesa seja realizado de modo aberto.
Outrora, aliás, em 2001, através da proposta de Emenda à Lei Orgânica no 01/2001, de autoria dos vereadores Fernando Vanuchi Peppes, Élio J. Janoni, Walmir da S. Matos, Reinaldo Carazzai Filho, e Fernando L.S. Repinaldo já foi tentado realizar a presente alteração para abolir o voto secreto em qualquer caso, matéria que à época era discutível a constitucionalidade e que nem chegou a tramitar, mas, hoje tal discussão já se encontra pacífica quanto a sua possibilidade legal.
Diante do exposto contam os signatários com a colaboração dos demais Pares para a aprovação da matéria em tela.

Vereadores Proponentes do Projeto:

RODRIGO MARCONCIN BRUNO MAGALHÃES

ANGÉLICA OLCHANESKI LUIZ CARLOS AMÂNCIO

 

SALA DAS SESSÕES, 22 DE JULHO DE 2014.

 

 

Escrito por Publicado em BLOG

asss 01

Um bandido morreu, e outro ficou gravemente ferido na madrugada de segunda feira (1), após o carro com uma quadrilha de assaltantes sofrer um acidente no perímetro urbano da BR 369, em Cornélio Procópio, durante um cerco da Polícia Militar.

Segundo a PM, o grupo formado por dois adolescentes e quatro adultos fortemente armados,  invadiram uma propriedade na cidade de Bandeirantes, e mediante a ameaça, rederam os moradores.

Os assaltantes levaram o cofre da propriedade e fugiram usando um veículo VW/Cross Fox, seguindo em direção a Cornélio Procópio. A PM foi informada e um alerta foi emitido para toda a região.

O carro foi avistado passando pela BR 369, mais precisamente em baixo pontilhão do Jardim Rosário Pitelli, em Cornélio Procópio, antiga Vila Popular , onde uma perseguição foi iniciada e antes de chegarem à saída para Londrina, o condutor do veículo perdeu o controle e acabou levando o grupo a sofrer um acidente.

O assaltante que dirigia o carro,  Israel André Roncalho de 41 anos morreu no local. Um cofre de aproximadamente 200kg foi encontrado em posse dos marginais. Os dois menores uma jovem de 14 anos e um outro rapaz  de 17 também foram apreendidos e já possuiam passagem pela polícia.

Os maiores são Thiago Victor Pompeu de 26 anos, Leandro Silva Martinho de 32 anos, Paulo Ricardo Ferreira 26 anos. Em posse dos menores foram apreendidos uma pistola e um revólver calibre 38.

Informações dão conta de que a quadrilha teria tentatdo tirar a vida de um usuário de drogas na cidade de Bandeirtantes na última sexta –feira(29).

Equipes da polícia Civil também estiveram no local dando apoio na ocorrência, além da polícia Rodoviária Federal. Todos os envolvidos foram encaminhados para a sede da polícia militar e posteriormente para a delegacia.

assal 02

Veja mais no Anuncifácil

 

 

Escrito por Publicado em BLOG

acidente de avião

Depois da trágica queda do avião monomotor em Curitiba o corpo de Sílvio Roberto Romanelli, foi enterrado em Londrina.

A aeronave caiu em cima de uma casa na rua Nicarágua, nas proximidades do Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba no começo da tarde de sábado(30). O modelo Cessna 177 prefixo PT-DLA havia acabado de decolar e seguia para Londrina.

Silvio Roberto Romanelli, ocupava a função de co-piloto. Ele foi velado na capela 1 do Cemitério Parque das Oliveiras, em Londrina. O sepultamento ocorreu às 17h, no mesmo cemitério. Silvio é sobrinho do Deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PMDB), filho do irmão do Deputado, Roberto Romanelli e de Ivani Bussadori Romanelli, tinha 51 anos e estava retornando à Londrina, cidade onde reside.

O corpo do piloto do avião, Cleber Luciano Gomes, foi velado em Cambé e sepultado em Rolândia às 17h.

Outras duas pessoas ficaram em estado grave e foram conduzidas para cuidados médicos. Mounir Saleh Brahim, de 48 anos, foi levado para o Hospital Evangélico e Hélio Corrêa para o Hospital do Trabalhador.

As duas mulheres e uma criança que estavam na residência atingida saíram ilesas do acidente. Ainda não se sabe os motivos do acidente e o caso está sendo apurado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes.

Depois da tragédia o Deputado Romanelli deixou uma mensagem no seu perfil em rede social:

É com grande pesar que compartilho o falecimento de meu sobrinho Sílvio Roberto Romanelli. Silvio era filho de meu irmão, Roberto Romanelli e de Ivani Bussadori Romanelli, tinha 51 anos e estava retornando à Londrina, cidade onde reside, quando o avião em que estava sofreu um acidente.

Agradeço à todos que estiveram em oração até agora. Peço que orem por sua alma e pelo bem estar dos que aqui ficam com sua saudade.

Escrito por Publicado em BLOG

silo02

Na manhã de sábado (30), por volta das 09h, um silo que abrigava uma colheita de milho não resistiu ao peso dos grãos e desabou sobre trabalhadores da Cooperativa Vilela e Vilela na região da cidade de Uraí (22 Km de Cornélio Procópio).

Cerca de 15 trabalhadores estavam no local quando ouviram o forte estrondo antes da estrutura metálica se romper, atingindo um caminhão e espalhando mais de 60 mil sacas de milho por toda a área.

Equipes do SIATE e SAMU de Cornélio Procópio, policiais militares de Uraí, funcionários da empresa de estrutura metálica responsável pela construção do silo foram acionados e juntamente com voluntários trabalham no local na tentativa de resgatar um funcionário que estava desaparecido.

A prefeitura do município se mobilizou e enviou maquinários que ajudaram no resgate.

Somente no início da noite, por volta das 19h30, quase dez horas depois do ocorrido, que o corpo sem vida do trabalhador, identificado como Moisés Nunes Vassalo, de 26 anos foi encontrado.

Segundo o SD Andrade Jr do Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio que ajudou no resgate, o corpo de Moisés foi encontrado próximo à entrada de um túnel que passa em baixo do silo.

Ao que parece, o trabalhador lutava para chegar até este túnel de cerca de 15mts de extensão, onde ficaria protegido e os socorristas até acreditavam que poderiam encontrá-lo com vida neste local, mas o trabalhador não conseguiu e morreu a cerca de 2 mts da entrada do túnel, lamentou Andrade Jr.

A Polícia Civil foi acionada e depois de levaram todos os dados para abertura de inquérito que deverá apurar as responsabilidades, o corpo de Moisés foi encaminhado ao IML de Londrina.

Veja mais no Anuncifácil. Informções de Walter Lozzano

 

moises

Moisés Nunes Vassalo de 26 anos

Foto acima de Paulo Ribeiro

Escrito por Publicado em BLOG

Gasolina

Os preços do gás de cozinha e produtos similares terão reajuste de 10% a 12% na próxima segunda-feira (1º/09). A informação é do Núcleo Setorial de Revendedores de Gás, que reúne empresários do setor sob a coordenação da ACIL. O valor varia conforme a empresa.

"Os reajustes do GLP para o consumidor são feitos sempre no mês de setembro, para coincidir com a data-base dos funcionários do setor", explica a empresária Cleide Mendes Zanatta, da revendedora Catuaí Gás e integrante do Núcleo Setorial.

As empresas revendedoras devem repassar o aumento definido pelas grandes companhias distribuidoras, que por sua vez lidam com preços administrados pelo governo. "Em geral, o preço do gás só tem reajuste em setembro, apesar dos vários aumentos do combustível e dos fretes ao longo do ano", diz Cleide Zanatta. Algumas revendedoras tiveram outro reajuste no ano, mas optaram por não repassá-lo ao consumidor.

O reajuste anunciado para esta segunda não afeta apenas o gás de cozinha (aquele do botijão "clássico" de 13 kg). Também são majorados os preços dos cilindros de 45 quilos e dos recipientes do tipo P20 (usados em empilhadeiras e equipamentos similares). Todos utilizam o GLP (gás liquefeito do petróleo).

No momento do reajuste, alguns consumidores optam por comprar gás de revendedoras clandestinas, o que representa um imenso risco. Além de não pagar impostos, os clandestinos não observam as normas de segurança definidas por legislação federal. A chance de acidentes é maior e o controle de qualidade sobre o produto, inexistente. "Vale aqui o ditado popular: O barato sai caro", afirma Cleide Zanatta.

Hoje, nos revendedores legalizados, o preço do botijão de gás varia entre R$ 48 e R$ 54; o cilindro custa entre R$ 180 e R$ 190; e o P20, entre R$ 70 e R$ 90. Os reajustes devem ser aplicados sobre esses valores.

Redação Portal Bonde

Escrito por Publicado em BLOG

obras

Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Cornélio Procópio percorreu ontem alguns locais que deverão receber reparos nos próximos dias. Um deles é a quadra poliesportiva do Jardim Vitória Régia que foi fortemente afetada pelo último temporal e provocou a queda de toda sua cobertura metálica. Nos últimos dias, os funcionários têm trabalhado para suprir a demanda em outros locais atingidos como escolas, creches e postos de saúde que exigiam uma providência mais imediata. "Nós listamos as prioridades e desde aquele dia estamos trabalhando para recuperar os locais mais utilizados pela população. Mesmo com grande efetivo operacional, tivemos muito trabalho para recuperar coberturas e outras estruturas danificadas pelo vendaval", explicou o prefeito Fred Alves.

Ele disse que a prefeitura vai abrir licitação para contratar a empresa que vai trabalhar na remoção dos escombros de mais 900 metros quadrados de chapas de aço galvanizado e estruturas de ferro que foram derrubados pelo vento. Parte desse material será reaproveitada e o restante vai para sucata. Os trabalhos deverão ser iniciados em aproximadamente quinze dias e ali a prefeitura deverá construir uma nova pista para a prática de skate.

Revitalização – Funcionários da Secretaria de Obras também estiveram na Praça "São Francisco de Assis", no Jardim Panorama. Nessa área, atendendo a uma solicitação da comunidade do bairro, a prefeitura deverá efetuar um amplo processo de revitalização, contemplando a área, de 50m por 25m, com a colocação bancos novos, iluminação com postes republicanos, plantio de grama e arborização e restauração do monumento em alto relevo que homenageia São Francisco de Assis. Inaugurada em 1995, a praça vem sendo pouco frequentada pela população por não ter recebido nenhum tipo de melhoria ao longo dos últimos anos.

Comunicação/Prefeitura

 

Escrito por Publicado em BLOG

menina

Uma menina de 9 anos de idade matou seu instrutor de tiro por acidente ao manusear uma submetralhadora Uzi Estado americano do Arizona

A criança participava de uma aula no estande de tiro Last Stop, em White Hills, na segunda-feira, quando perdeu o controle da arma.

O instrutor Charles Vacca, de 39 anos, foi atingido na cabeça e morreu ao ser transportado de helicóptero para um hospital local.

O xerife de Mohave County divulgou o vídeo do incidente, filmado pelos pais da criança. As imagens ficam congeladas momentos antes do momento fatal, quando a menina perde o controle da arma e atinge atingindo o instrutor.

uzi

A submetralhadora Uzi é capaz de disparar 600 projéteis por minuto

A Uzi é uma popular submetralhadora desenvolvida por um militar israelense na década de 40, capaz de disparar até 600 projéteis por minuto. A garota, que tinha sido matriculada no curso pelos pais, perdeu o controle da arma ao sentir o coice do disparo.

Na cultura rural de diversas regiões americanas, é comum ensinar crianças a usar armas de fogo.

Muitos americanos citam a Segunda Emenda da Constituição nacional, que prevê "o direito das pessoas a ter e portar armas", no contexto do porte de armamentos para autodefesa.

A cultura é tão forte que nem o massacre na escola de Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, em dezembro de 2012 - na esteira de outros ataques a tiros, como Columbine, Virginia Tech e Aurora - criou condições suficientes para aprovar legislação tornando mais rigoroso o controle de armas, como defendia o presidente Barack Obama.

Por outro lado, muitos estandes têm leis rigorosas para a instrução de crianças. No caso do Last Stop, não se sabe qual é o limite de idade para participar das aulas.

BBC Brasil

Escrito por Publicado em BLOG

patriciagremistainstagram02

A torcedora do Grêmio que foi flagrada por câmeras do canal de televisão ESPN Brasil chamando o goleiro Aranha de "macaco" durante a derrota para o Santos por 2 a 0, na última quinta-feira, em Porto Alegre, apagou suas redes sociais após sofrer uma enxurrada de ofensas e xingamentos virtuais. Na página do Instagram da jovem, era possível ver inúmeros internautas chamando-a de racista, além de termos como "vadia" e "vagabunda". Ela ainda sofreu consequências no tabalho.

A garota deletou seu perfil no Facebook apenas meia hora após a partida, e a página de Instagram também não durou muito tempo no ar. Em uma foto onde ela aparece vestindo a camisa do Grêmio e falando de sua paixão pelo time gaúcho, um internauta questionou: "e esse preto na sua camisa?".

Durante a partida entre Santos e Grêmio pela Copa do Brasil, Aranha foi alvo de abusos racistas por parte da torcida tricolor que estava atrás do gol. O goleiro, que teve grande atuação, se disse inconformado e revoltado após o jogo, mas preferiu não prestar queixa à polícia.

"A outra vez que viemos aqui jogar a Copa do Brasil tinha campanha contra racismo, não é à toa. Xingar, pegar no pé é normal. Agora, me chamaram de 'preto fedido, seu preto, cambada de preto'. Estava me segurando. Quando começou o corinho com sons de macaco eu até pedi para o câmera filmar, eu fiquei p... .Quem joga aqui sabe, sermpre tem racista no meio deles. Está dado o recado, agora é ficar esperto para a próxima", desabafou Aranha na saída do gramado.

O Grêmio emitiu nota oficial afirmando que o departamento jurídico do clube está trabalhando "para que os envolvidos neste episódio sejam identificados e para que os materiais disponíveis sejam enviados às autoridades policiais". O comunicado também diz que, caso haja participação de sócios no crime, os envolvidos serão "imediatamente suspensos do Quadro Social e proibidos de ingressar no estádio".

Emprego em risco

O corregedor da Brigada militar, Coronel Jairo, informou que a torcedora identificada é auxiliar de uma empresa terceirizada que presta serviços para uma policlínica que atende a entidade. Com a constatação das imagens, a Brigada solicitou que essa empresa retirasse a funcionária da policlínica.

Portal Terra

Publicidade

Comentários

  • Eduardo 26/06/2014 23:43
    Lamento a decisão. Atos publicados na internet tem muita abrangência e são tantas as atribuições de um ...
     
  • Enfermeira 26/06/2014 20:02
    Bom Odair, acompanhei seu programa hoje, e sim pude notar o quanto foi vago o nosso "representante" .
     
  • Moises 25/06/2014 21:16
    Porque a vereadora não solicita também a abertura de uma CEI para apurar as invasões de terreno no ...
     
  • arcelo B 25/06/2014 12:41
    Contrataram mais Médicos Pediatras?
     
  • Robledo 24/06/2014 23:23
    Com a palavra, o aceçor do Fred que manda no laranjal em questão

Conteúdo