• 1
  • 2
  • 3
  • 4
NP Diário: UFPR aguarda análise do MEC para implantar medicina em Cornélio

NP Diário: UFPR aguarda análise do MEC para implantar medicina em Cornélio

O norte e Norte Pioneiro do Paraná podem ganhar novos campi da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com a implantação das graduações em Engenharias e Medicina. O projeto está em avaliação no Ministério da Educação (MEC), que deve entregar sua resposta sobre a criação dos cursos até o mês de novembro.A demanda pela vinda dos cursos para a região era grande e foi disputada pelas prefeituras, com a solução final de um multicampi com ramificações em Cornélio Procópio, que abrigaria o curso de Medicina, Santo Antônio da Platina e Bandeirantes. Em setembro do ano passado, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, já havia confirmado à Associação dos...

Polícia esclarece morte de caminhoneiro em Cornélio Procópio

Polícia esclarece morte de caminhoneiro em Cornélio Procópio

Seis meses após a morte do caminhoneiro procopense, o inquérito foi concluído e a Vara Criminal expediu mandado de prisão do principal suspeito, no entanto ele se encontra foragido. O caso aconteceu na madrugada do dia 15 março deste ano, onde ao ajudar o amigo a empurrar um carro, na Avenida Dom Pedro I, em Cornélio Procópio, o caminhoneiro, José Benedito Lima, foi surpreendido por pessoas que o agrediram. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado em estado grave para a Santa Casa. Após alguns dias internado, ele não resistiu aos ferimentos e acabou entrando em óbito. O crime foi classificado como Agressão Seguido de Morte, onde não há intenção...

Dia histórico na política procopense! Aprovado em definitivo o "Fim do Voto Secreto" na Câmara de Cornélio

Dia histórico na política procopense! Aprovado em definitivo o "Fim do Voto Secreto…

Foto capatado no momento da aprovação do projeto(16/09/14) Em meio a desabafos e esclarecimentos, os vereadores de Cornélio Procópio,  aprovaram o projeto de lei considerado como um dos mais importantes de sua história recente. A Câmara municipal de Cornélio Procópio aprovou na última reunião ordinária dia 16/09, debaixo de um clima tenso, o Projeto de emenda à lei Orgânica do Município, número 01/2014, que proíbe o voto secreto no legislativo procopense, em todas as votações. Alguns simpatizantes da democracia entendem como sendo a iniciativa mais importante da história recente da casa de leis procopenses . Uma demonstração de transparência, onde os próprios vereadores serão submetidos ao crivo da opinião pública em todas as...

Alunas são agredidas por menino de 15 anos em colégio estadual

Alunas são agredidas por menino de 15 anos em colégio estadual

De acordo com a Polícia Militar de Cornélio Procópio, por volta das 10h30 da manhã de segunda feira (15), agentes do Conselho Tutelar e uma equipe da PM foram acionados pela diretora de um colégio localizado na Rua Palmas, na Vila Independência, onde um aluno teria agredido duas colegas. Ao chegarem ao local, conselheiros e policiais ouviram diretora, que passou a relatar que um aluno, com a idade de 15 anos, havia agredido fisicamente outras duas colegas de escola, com idades de 13 e 11 anos, através de chutes e pedradas. Segundo a dirigente do estabelecimento de ensino, não é a primeira vez que o adolescente em questão causa problemas na escola. Diante...

Escrito por Publicado em BLOG

ufpr

O norte e Norte Pioneiro do Paraná podem ganhar novos campi da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com a implantação das graduações em Engenharias e Medicina. O projeto está em avaliação no Ministério da Educação (MEC), que deve entregar sua resposta sobre a criação dos cursos até o mês de novembro.
A demanda pela vinda dos cursos para a região era grande e foi disputada pelas prefeituras, com a solução final de um multicampi com ramificações em Cornélio Procópio, que abrigaria o curso de Medicina, Santo Antônio da Platina e Bandeirantes.

Em setembro do ano passado, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, já havia confirmado à Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) a possibilidade do curso de Medicina, mas a princípio em Santo Antônio da Platina.
Segundo a assessoria de imprensa da UFPR em uma nota confirmou a entrega dos projetos ao MEC. A universidade informou que só irá se pronunciar sobre os campi quando tiver uma definição do governo federal sobre o assunto.

Já o MEC divulgou que recebeu a documentação e a enviou para análise técnica. Para a implantação das graduações, o Ministério leva em conta diversos critérios da região, como o Produto Interno Bruto (PIB) regional, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e situação da educação, inclusive da proporção da oferta de vagas em instituições públicas e privadas por habitante.

Também são pesados itens ligados à população, como aspectos étnico-raciais, pessoas com deficiência, aos setores econômicos e sociais, entre eles dados do comércio, produção agropecuária e industrial, além de critérios culturais e históricos relevantes.

Fonte: Np Diário

Escrito por Publicado em BLOG

pc

Seis meses após a morte do caminhoneiro procopense, o inquérito foi concluído e a Vara Criminal expediu mandado de prisão do principal suspeito, no entanto ele se encontra foragido.

O caso aconteceu na madrugada do dia 15 março deste ano, onde ao ajudar o amigo a empurrar um carro, na Avenida Dom Pedro I, em Cornélio Procópio, o caminhoneiro, José Benedito Lima, foi surpreendido por pessoas que o agrediram. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado em estado grave para a Santa Casa. Após alguns dias internado, ele não resistiu aos ferimentos e acabou entrando em óbito.

O crime foi classificado como Agressão Seguido de Morte, onde não há intenção de matar. As pessoas envolvidas e testemunhas foram ouvidas pela Polícia Civil da 11ª Subdivisão Policial. "Ouvimos mais ou menos umas sete pessoas, em todos os casos a declaração dos fatos foi bem semelhante", disse o investigador do Grupo de Diligências Especiais (GDE). Antonio Carlos.

Segundo o policial, conforme a investigação, apesar de muitos terem agredido fisicamente o caminhoneiro, apenas um foi responsável pelo golpe fatal. "Um dos envolvidos acabou acertando um golpe com os pés (voadora) nas costas do Lima e ao cair, ele acabou batendo a cabeça no meio-fio", disse o investigador lembrando as causas da morte apontadas pelo Instituto Médico Legal (IML) que foi traumatismo craniano e lesão cefálica.

Em seu depoimento, os envolvidos disseram que a briga iniciou momento que o condutor do veiculo pediu para um grupo de pessoas que estava em um bar para ajudar a empurrar o carro, prometendo para eles, R$ 10,00 pela ajuda. Como o grupo não conseguiu empurrar o veículo a ponto de fazê-lo funcionar, o condutor não pagou. Momentos seguintes passava pelo local o caminhoneiro e resolveu ajudar, sem saber o que havia acontecido, foi abordado com golpes.

Em menos de dois meses do fato, com os depoimentos dos envolvidos e testemunhas, a polícia conclui o inquérito e o delegado pediu o mandado de prisão para o Fórum de Cornélio Procópio, que foi concedido pelo juiz..

No entanto, até o momento ninguém foi preso. "O mandado de prisão foi concedido, porém o suspeito está foragido", finalizou Antônio Carlos.

Por: Daniani Souza/Bruno Izidoro

Escrito por Publicado em BLOG

20140916 213345

Foto capatado no momento da aprovação do projeto(16/09/14)

Em meio a desabafos e esclarecimentos, os vereadores de Cornélio Procópio,  aprovaram o projeto de lei considerado como um dos mais importantes de sua história recente.

A Câmara municipal de Cornélio Procópio aprovou na última reunião ordinária dia 16/09, debaixo de um clima tenso, o Projeto de emenda à lei Orgânica do Município, número 01/2014, que proíbe o voto secreto no legislativo procopense, em todas as votações.

Alguns simpatizantes da democracia entendem como sendo a iniciativa mais importante da história recente da casa de leis procopenses . Uma demonstração de transparência, onde os próprios vereadores serão submetidos ao crivo da opinião pública em todas as discussões. Será o fim do voto obscuro, em urnas escondidas, que favorecia as negociatas, que tanto desgastava a instituição e fomos testemunhas disto no passado.

A autoria da emenda, como já informamos, foi do vereador Rodrigo Marconsim(PCdoB) o "Pirulito", e subscrita pelos vereadores Luiz Carlos Amâncio(PSDB) Angélica Olshanesk(PSDB) e Bruno Magalhães(PV).

Mesmo com todas as discussões da primeira votação, os vereadores aprovaram a lei por unanimidade, mas em um clima de revolta. O sentimento, não foi em relação a qualquer divergência quanto ao "fim do voto secreto", mas pelas acusações desferidas pelo vereador Edson Ducci, contra alguns membros da casa.

Edson, que faltou a reunião, teria informado a um site na cidade, que quatro vereadores da casa, foram até Florianópolis, apenas para receber certificados de vereador mais atuante. O que foi prontamente rebatido pelos vereadores em plenário.

Os acusados, apresentaram documentos registrando suas presenças em curso de capacitação ministrado por um instituto reconhecidamente de respeito, e cobraram a presença do acusador em plenário.

Os vereadores Angélica Olshanesck, Bruno Magalhães, Márcia Rodrigues e Rodrigo Marconsim, informaram que estiveram a semana passada participando de um curso de capacitação em Florianópolis-SC.

O curso durou três dias, e foi ministrado pelo conhecido  "Instituto Tiradentes", que também organizou uma pesquisa em Cornélio, referente a escolha do vereador mais atuante. De acordo com o instituto, os vereadores mais votados foram Rodrigo, Bruno e Angélica, consecutivamente. Segundo estes vereadores, a escolha gerou incômodo no vereador Edson Ducci. Na opinião dos vereadores, Edson deveria ter participado da reunião, e oferecido a denúncia em plenário, e não distorcido os fatos para a imprensa.

De qualquer forma, o projeto foi aprovado em definitivo pelos vereadores, e a Câmara Municipal de Cornélio Procópio, passa a ser a primeira Casa de leis do Paraná a ter tomado tal iniciativa, consecutivamente entra para sempre na história política da cidade.

 

Escrito por Publicado em BLOG

agressão

De acordo com a Polícia Militar de Cornélio Procópio, por volta das 10h30 da manhã de segunda feira (15), agentes do Conselho Tutelar e uma equipe da PM foram acionados pela diretora de um colégio localizado na Rua Palmas, na Vila Independência, onde um aluno teria agredido duas colegas.

Ao chegarem ao local, conselheiros e policiais ouviram diretora, que passou a relatar que um aluno, com a idade de 15 anos, havia agredido fisicamente outras duas colegas de escola, com idades de 13 e 11 anos, através de chutes e pedradas.

Segundo a dirigente do estabelecimento de ensino, não é a primeira vez que o adolescente em questão causa problemas na escola.

Diante do fato, todas as partes envolvidas seguiram encaminhadas para o devido procedimento legal. Cabe salientar que os pais do adolescente agressor foram procurados, mas não foram encontrados.

Polícia Militar

 

Escrito por Publicado em BLOG

marcos

Em destaque Marcos Pedroso, diretor exonerado. (arquivo)

De acordo com nossas fontes,  depois da nomeação de Ricardo, pelo menos um dos diretores de departamento do prefeito,  colocou o cargo a disposição. Pelo menos dois secretários falaram sobre exoneração,  no mesmo dia.

Informações não oficiais dão conta que o "tempo fechou" pros lados do executivo municipal na manhã desta segunda feira. O motivo seria novamente,  a falta de comprometimento político do prefeito Fred Alves com o seu grupo. 

Nossas fontes afirmaram que o diretor do departamento de Fiscalização Marcos Pedroso, recebeu uma admoestação do prefeito Fred na última semana, não concordou com seu posicionamento, e colocou seu cargo a disposição.

Nesta segunda feira, durante uma reunião de trabalho, Fred anunciou a nomeação do ex-vereador, Ricardo Taekwondo para suprir seu cargo. A manobra não foi bem "digerida" por alguns colaboradores da administração. Um deles chegou a apresentar sua carta de exoneração na mesa do prefeito e carregada de motivos.

ricardo

Em segundo plano, Ricardo em campanha com PMDB de Requião.

Ricardo foi candidato à vice prefeito na última eleição pelo PPS, na chapa do PMDB, do candidato Emerson Fonseca(Mexo), hoje um potencial adversário do grupo político de Fred Alves. O convite para assumir uma diretoria,  em detrimento a companheiros que estão há muito mais tempo "carregando o piano" no grupo do prefeito , gerou muitas conversas paralelas.

A semana terminou "quente" e deve começar "molhada". Relatos informam que Emerson Carazzai Fonseca, o "Mexo",  também será convidado para ocupar uma secretaria na administração. Será que vai aceitar? 

Dificilmente o executivo deverá publicar nota com os reais motivos desta decisão, mas as informações que temos é que  tem muita gente indignada com as atitudes do prefeito, e as reclamações não param de chegar de nossos contatos.

Este é a segunda mudança que acontece de surpresa no departamento de fiscalização desde o início da administração Fred Alves. Em outubro de 2013, o chefe do departamento Carlos Pereira,  foi pego de surpresa com a sua exoneração, pois na oportunidade o prefeito estava em Curitiba quando a decisão foi tomada.

Escrito por Publicado em BLOG

ralffre

Avenida da Integração: O secretário de Obras da Prefeitura, Ralffre Fernandes, emitiu nota esclarecendo desencontro de informações a respeito das obras que serão executadas na Avenida da Integração (zona noroeste da cidade). De acordo com ele, houve um mal entendido com relação à entrevista que ele concedeu na semana passada à Rádio Graúna FM e que foi publicada por este blog.

A verdade é que já houve a licitação no último dia 15 de agosto, sagrando-se vencedora a empresa Unit Consultoria e Engenharia Ltda., com valor fixado em R$ 999.277,73.

Ele anunciou, como relatara na matéria do rádio, que, com relação a prazo, a empresa deverá iniciar as obras ao término do período eleitoral, como determina a lei.

O secretário relatou também que, a informação divulgada sobre o não comparecimento de nenhuma empresa interessada, reportada no blog, foi em relação a Rua Topázio, Jardim Pérola. Aí sim, as obras serão executadas pelas próprias equipes da prefeitura.

(Comunicação/Prefeitura)

 

 

Escrito por Publicado em BLOG

20140915 10210820140915 101952

A cidade começou a semana com grande poluição visual entre cavaletes de propaganda política, dificultando o trânsito de pedestres nas calçadas.

Na manhã de segunda feira(15), o tempo mudou repentinamente em Cornélio Procópio, e com a incidência dos ventos fortes que assolaram a cidade, o que já era irritante, ficou ainda pior. A maioria dos cavaletes espalhados pelas calçadas da cidade com fotos de candidatos , acabou caindo, com isto atrapalhando o "ir e vir" dos pedestres em várias ruas e avenidas. A situação de poluição visual, deixou o centro da cidade com uma imagem de desleixo.

20140915 10451520140915 104646

Outro detalhe que chama a atenção em do contribuinte em Cornélio, é a falta de fiscalização deste quesito. Já se discutiu por inúmeras oportunidades, o descumprimento do código de postura de alguns comerciantes, que para expor seus produtos, ocupam as calçadas e são frequentemente advertidos pela prefeitura. Ocorre que os mesmos pagam impostos, e alimentam a cidade com empregos. A comparação com a falta do mesmo tratamento com os políticos é inevitável.

As fotos captadas esta manhã, mostram que, em algumas situações, as placas estão em frente as rampas de acessibilidade. Dificultando ainda mais a vida dos cadeirantes.

Gostaríamos de levar em conta, que não é prerrogativa de um, ou de outro candidato. Praticamente todas as coligações ocupam as calçadas, e as chamadas "ilhas" na Avenida XV de Novembro.

Verificamos que os mesmos, abandonam os cavaletes em lugares estratégicos do centro e voltam para recolhê-lo mais tarde. Por isto a bagunça ficou armada nesta manhã de segunda feira.

20140915 10461420140915 101206

Com o bom humor de sempre, a população provocou uma competição entre os candidatos com relação a queda das placas. A sugestão era; qual seria o candidato que iria "cair" mais vezes. Bom humor a parte, a irritação este tipo de publicidade está notória nas ruas de Cornélio Procópio, e poderá reverter contra o candidato que mais incomodar os pedestres.

Ainda pela manhã de segunda(15), alguns coordenadores de campanha, percebendo o erro, e recolheram ainda no período matutino, algumas das placas que foram levadas pelo vento.

20140915 10301420140915 101344

 

Escrito por Publicado em BLOG

bruna

Neste final de semana,(13/14), a atleta Bruna Caroline Balduino de Araujo, conquistou o primeiro lugar do Campeonato Paranaense "Caixa" de Atletismo na Categoria Pré Mirim, em Campo Mourão. A prova foi da categoria de 2.000 mil metros de Marcha Atlética, e a atleta fez o tempo de 12min 06seg, estabelecendo Novo Record do Campeonato,  e também o recorde paranaense para a prova.

Bruna é treinada pelos pais e também técnicos da atleta, professores Rodrigo Bueno de Araújo e Josiane Bueno. Não é de hoje que a equipe de atletismo de Rodrigo e Josiane vem apresentando ótimos resultados para o município. Parabenizamos a determinação, garra, e força desta atleta mirim, principalmente a sua imensa dedicação aos treinos. Nosso reconhecimento aos pais dedicados, que mesmo com todas as dificuldades do dia a dia, souberam como direcionar atletas em um caminho de dedicação e conquista. Congratulações.

gomes

Outro vencedor que se destacou neste final de semana, foi, mais uma vez, O Sub-Tenente Luiz Gomes Santos. O Sargento Gomes, como é conhecido em Cornélio Procópio, sagrou-se primeiro lugar na categoria na meia maratona das cataratas em Foz do Iguaçu. Mesmo com o sol forte e a temperatura elevada no final de semana, ele obteve êxito em seu objetivo. O Sub, está lotado no Pelotão de Trânsito da 1º Cia da Polícia Militar. Que a cidade possa reconhecer o exemplo de dedicação ao esporte destes ilustres filhos.
Continuem na luta!

Escrito por Publicado em BLOG

tempo

O tempo muda na segunda-feira no Estado. Uma frente fria avança pela Região Sul e já nas primeiras horas do dia traz a condição para chuva forte na metade oeste do Paraná. No decorrer do dia a instabilidade percorre as áreas paranaenses, com possibilidade de chuva para todos os setores. Pontualmente há condição para temporais, associados a ventos fortes, grande concentração de raios e chuva intensa. Como as mudanças surgem à tarde no norte, as temperaturas ainda apresentam uma elevação mais expressiva na região.

De acordo com o Simepar, pode chover forte em Cornélio Procópio à partir da tarde e a noite desta segunda feira (15). No decorrer da semana, não são esperadas chuvas com muita intensidade, a temperatura para hoje, varia entre a máxima de 28 graus e a mínima 16. Segundo o instituto,  pode voltar a chover forte na sexta feira(19),  e a temperatura mínima prevista para esta semana,  é de 12 graus na quarta feira(17).

Simepar

Escrito por Publicado em BLOG

maconha

Por volta das 20h00 a equipe PM conseguiu realizar a apreensão em flagrante de duas adolescentes (meninas) que foram interceptadas como passageiras de um ônibus que fazia o trajeto da cidade de Londrina rumo à Jacarezinho.

As duas adolescentes foram revistadas durante a parada do ônibus no Terminal Rodoviário de Cornélio Procópio, sendo que, com elas foram encontradas duas mochilas contendo nada mais, nada menos, do que treze quilos seiscentos e setenta e nove gramas de substância análoga à maconha.

As drogas estavam dispostas em 17 tijolos no interior das mochilas. Por fim, ambas foram encaminhadas junto ao Conselho Tutelar até a 11ª SDP junto às drogas apreendidas.

Veja mais no Anuncifácil

Publicidade

Comentários

  • Eduardo 26/06/2014 23:43
    Lamento a decisão. Atos publicados na internet tem muita abrangência e são tantas as atribuições de um ...
     
  • Enfermeira 26/06/2014 20:02
    Bom Odair, acompanhei seu programa hoje, e sim pude notar o quanto foi vago o nosso "representante" .
     
  • Moises 25/06/2014 21:16
    Porque a vereadora não solicita também a abertura de uma CEI para apurar as invasões de terreno no ...
     
  • arcelo B 25/06/2014 12:41
    Contrataram mais Médicos Pediatras?
     
  • Robledo 24/06/2014 23:23
    Com a palavra, o aceçor do Fred que manda no laranjal em questão

Conteúdo