• 1
  • 2
  • 3
  • 4
Aprovado Projeto de Lei que impede a separação de idosos nos ônibus coletivos na cidade

Aprovado Projeto de Lei que impede a separação de idosos nos ônibus coletivos na cidade

  O projeto do vereador Fernando Pepes (PMDB) passou por unanimidade de votos na última Reunião ordinária na Câmara de vereadores de Cornélio Procópio e aguarda para ser sancionado pelo Prefeito Fred Alves. O Projeto de Lei nº 013/2015, datado de 12 de junho de 2015,  estabelece normativas gerais para o tratamento do idoso usuário do transporte coletivo municipal. De acordo com a redação do projeto, idealizado por Fernandinho, fica estabelecido o tratamento igualitário entre os cidadãos especialmente os idosos. A disposição de assentos nos ônibus urbanos deve-se atentar a lei não sendo possível nenhum tipo de diferença segregacionista, os idosos que se utilizarem de veículos do Transporte Público Coletivo poderão permanecer em...

Polícia Militar realiza prisão e impede assalto em Cornélio Procópio

Polícia Militar realiza prisão e impede assalto em Cornélio Procópio

  Na tarde de sábado (4), em Cornélio Procópio, investigando denúncias que davam conta que três indivíduos em um veículo VW/Gol, de cor branca, com placas de Ribeirão do Pinhal estariam na cidade com o intuito de praticar um assalto, equipes da Polícia Militar se mobilizaram e obtiveram êxito em abordar o automóvel trafegando pela Rua Portugal, na Vila São Pedro. De acordo com o SGT Carlos da PM, os três ocupantes passaram por revista pessoal, porém nada de ilícito foi encontrado com eles, mas no interior do automóvel, a equipe policial achou uma bolsa contendo um revólver calibre 38, com seis munições intactas. Na bolsa também foram encontradas mais munições para o...

Palmeiras jogará em Londrina contra o ASA pela Copa do Brasil

Palmeiras jogará em Londrina contra o ASA pela Copa do Brasil

O mando de campo é do ASA, no entanto, o time alagoano vendeu por conta dos salários atrasados. A CBF não confirmou a mudança do local da partida O ASA-AL acertou a venda do mando do jogo contra o Palmeiras, e os times decidirão a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil em Londrina. Precisando de dinheiro, a equipe de Arapiraca já pediu a alteração do local do confronto, marcado para o dia 15 de julho, e aguarda apenas a confirmação da CBF. "Acertamos com Londrina, e agora aguardamos a publicação no site da CBF. Já foi solicitado, cumprimos todas as exigências e temos de esperar isto, mas o jogo...

De acordo com Simepar, tempo segue instável em Cornélio Procópio

De acordo com Simepar, tempo segue instável em Cornélio Procópio

  Neste fim de semana, uma massa de ar polar avança e provoca forte resfriamento na Região Sul, as temperaturas ficam baixas nos três estados. No Paraná começa a esfriar e a chuva cessa na maioria das regiões do Estado, no entanto no extremo norte, divisa com São Paulo, e na faixa litorânea ainda chove no sábado. A sensação de frio aumenta progressivamente ao longo do dia, assim há uma "inversão" dos momentos em que os extremos de temperatura ocorrem, isto é, a máxima será registrada no início do dia e a mínima à noite.  

ivanisite

 

 

 

 

baggio

 

 

radio104

Escrito por Publicado em BLOG

 Fernando aprovado 01

O projeto do vereador Fernando Pepes (PMDB) passou por unanimidade de votos na última Reunião ordinária na Câmara de vereadores de Cornélio Procópio e aguarda para ser sancionado pelo Prefeito Fred Alves.

O Projeto de Lei nº 013/2015, datado de 12 de junho de 2015,  estabelece normativas gerais para o tratamento do idoso usuário do transporte coletivo municipal.

De acordo com a redação do projeto, idealizado por Fernandinho, fica estabelecido o tratamento igualitário entre os cidadãos especialmente os idosos. A disposição de assentos nos ônibus urbanos deve-se atentar a lei não sendo possível nenhum tipo de diferença segregacionista, os idosos que se utilizarem de veículos do Transporte Público Coletivo poderão permanecer em qualquer poltrona, ainda que inexista marcação ou orientação sobre o tema fixado no veículo, qualquer norma da empresa prestadora de serviço que se oponha ao preceito dos parágrafos anteriores será considerada nula de pleno direito.

De acordo com o artigo nº 4, considera-se idoso para os fins desta lei a pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme estabelecido no art. 1º da Lei Federal no 10.741 de 1º de Outubro de 2003.

O Poder Executivo regulamentará a presente Lei, no que couber, no prazo máximo de 90 (noventa) dias, contados da data de sua publicação.

Leia parte da exposição de motivos do projeto de lei idealizado por Fernando Pepes e aprovado por unanimidade pela Câmara de vereadores de Cornélio Procópio:

Segregação é o ato de excluir, por de lado, separar, isolar ou apartar. Em sentido amplo: Segregação é o processo de dissociação mediante o qual indivíduos e grupos perdem o contato físico e social com outros indivíduos e grupos. Essa separação ou distância social e física é oriunda de fatores biológicos e sociais, como raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade etc.

No Transporte Coletivo de Cornélio Procópio (PR), infelizmente, ocorre tal conceito descrito acima, visto que os idosos são separados dos demais usuários do referido transporte, exilando-os em um pequeno espaço, e ferindo a dignidade humana.

O valor da dignidade humana atinge todos os setores da ordem jurídico-política brasileira, sendo nosso dever editar leis e implementar políticas públicas visando à satisfação das necessidades vitais básicas dos idosos, velando pelo seu bem estar. Da mesma forma, a sociedade tem o dever de agir conjuntamente para tornar efetivas leis e políticas públicas, ao mesmo tempo em que é uma tarefa do Município ajudar a garantir que a dignidade humana esteja sendo respeitada. O respeito à dignidade humana reclama que as nossas ações sejam guiadas no sentido da preservação decência humana.

A promoção, proteção e defesa dos direitos humanos das pessoas idosas é um requisito fundamental para a democracia, e para a construção da cidadania. Por em prática o respeito aos direitos fundamentais, significa estabelecer medidas concretas e o compromisso firme desta Casa de Leis para podermos vencer, juntos, os obstáculos econômicos, sociais, políticos e culturais que podem impedir a plena vigência desta Lei que agora propomos. Neste sentido, o Município tem o dever de criar condições para o cumprimento dos direitos, mediante o envolvimento de todas as instâncias governamentais e da sociedade civil, por meio de ações que apontem para este propósito.

Fernando aprovado 023

 

Esta Lei é uma experiência cidadã, capaz de transformar a realidade da pessoa idosa que usa o transporte público em nosso município e principalmente sobre o significado de envelhecer sem ser considerado um Pária da sociedade, segregado no seu direito de ser tratado com dignidade. A promoção, proteção e defesa dos direitos humanos das pessoas idosas são requisitos fundamentais para a democracia, a construção da cidadania e desenvolvimento sustentável dos povos.

Verifica-se que há uma estreita relação entre o princípio da dignidade da pessoa humana e a situação do idoso, posto que tal princípio pugna pela obtenção de mínimas condições para uma vida autônoma e saudável, que deve ser preservada em todas as fases da vida de um indivíduo.

Cornélio Procópio (PR), 12 de junho de 2015.

 

 

Escrito por Publicado em BLOG

 pmcp4 32

Na tarde de sábado (4), em Cornélio Procópio, investigando denúncias que davam conta que três indivíduos em um veículo VW/Gol, de cor branca, com placas de Ribeirão do Pinhal estariam na cidade com o intuito de praticar um assalto, equipes da Polícia Militar se mobilizaram e obtiveram êxito em abordar o automóvel trafegando pela Rua Portugal, na Vila São Pedro.

De acordo com o SGT Carlos da PM, os três ocupantes passaram por revista pessoal, porém nada de ilícito foi encontrado com eles, mas no interior do automóvel, a equipe policial achou uma bolsa contendo um revólver calibre 38, com seis munições intactas.

Na bolsa também foram encontradas mais munições para o revólver, grande quantidade em dinheiro, documentos e celulares, relatou o policial militar.

Indagado, o motorista afirmou que estava em Cornélio Procópio com o seu primo para comprar um calçado para o filho e quando se dirigia para a cidade, deu carona para o terceiro indivíduo, que assumiu a propriedade da arma, revelou o SGT Carlos.

Levantando a ficha criminal deste terceiro indivíduo, a equipe policial descobriu que havia um mandado de prisão contra ele expedido pela Justiça de São Paulo, em virtude de um crime de roubo.

Na ficha criminal do meliante ainda constavam passagens por furto, roubo e homicídio no Estado de São Paulo.  O rapaz o qual o condutor dizia ser primo também havia registros de passagens pela polícia por tráfico de drogas. Diante do fato, os três indivíduos foram encaminhados a 11ª SDP para apresentação a autoridade da Polícia Civil de plantão e demais procedimentos, informou o SGT Carlos.

Para a Polícia Militar, apesar de toda história contada pelos meliantes durante a abordagem, tudo indica que eles estariam na cidade para praticar algum tipo de crime, visto a ficha policial de dois deles, mas graças à parceria com a comunidade que ajuda a PM através de denúncias, eles foram impedidos.

Da redação do Anuncifacil

Escrito por Publicado em BLOG

estadio cafe palmeiras figueirense1 marcelohazan

O mando de campo é do ASA, no entanto, o time alagoano vendeu por conta dos salários atrasados. A CBF não confirmou a mudança do local da partida

O ASA-AL acertou a venda do mando do jogo contra o Palmeiras, e os times decidirão a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil em Londrina. Precisando de dinheiro, a equipe de Arapiraca já pediu a alteração do local do confronto, marcado para o dia 15 de julho, e aguarda apenas a confirmação da CBF.

"Acertamos com Londrina, e agora aguardamos a publicação no site da CBF. Já foi solicitado, cumprimos todas as exigências e temos de esperar isto, mas o jogo será lá. Em breve o clube soltará um comunicado explicando todos os detalhes", disse o presidente do ASA, Bruno Elclides.

A equipe alvinegra vive situação financeira complicada, e há mais de um mês demonstrou o interesse em vender o mando desta partida. A intenção do ASA era receber R$ 1 milhão para não atuar no estádio Coaracy Fonseca. O dirigente admitiu que o acordo saiu por menos disto, mas não entrou em detalhes.

Palmeiras e ASA já se enfrentaram no dia 27 de maio, e os times não passaram de um empate sem gols no Allianz Parque - o Verdão ainda era comandado por Oswaldo de Oliveira. Neste reencontro, uma simples vitória dá a vaga para qualquer um dos times. Empates com gols classificam o Alviverde, enquanto novo 0 a 0 leva a decisão para as penalidades.

De acordo com o clube paulista, o Palmeiras atuou 15 vezes em Londrina, com 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota. A última vinda do Verdão para a cidade ocorreu em outubro de 2013 quando venceu Guaratinguetá por 1 a 0, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Bonde

Escrito por Publicado em BLOG

tempo semana q vem

 

Neste fim de semana, uma massa de ar polar avança e provoca forte resfriamento na Região Sul, as temperaturas ficam baixas nos três estados. No Paraná começa a esfriar e a chuva cessa na maioria das regiões do Estado, no entanto no extremo norte, divisa com São Paulo, e na faixa litorânea ainda chove no sábado. A sensação de frio aumenta progressivamente ao longo do dia, assim há uma "inversão" dos momentos em que os extremos de temperatura ocorrem, isto é, a máxima será registrada no início do dia e a mínima à noite.

 

Escrito por Publicado em BLOG

gde2 2

Na tarde de quinta feira (2), agentes do Grupo de Diligências Especiais da Polícia Civil de Cornélio Procópio (GDE), prenderam Marcos Vinicius Tomaz, de 18 anos, vulgo "Congonhas", acusado de ser um dos autores da morte brutal de Vinícius Eduardo Biolada Moraes, de 16 anos, assassinado a pauladas na noite do dia 8 de junho, na Vila Nova.

Segundo a Polícia Civil, de acordo com investigações, na noite do crime, a vítima foi chamada para conversar por um terceiro indivíduo, enquanto Marcos Vinicius e outro suspeito aproveitaram a sua presença no local e desferiram vários golpes de caibro (pauladas) na cabeça do adolescente.

Tais golpes foram tão fortes e brutais que arrancaram pedaços da mandíbula de Vinicius.

Após as apurações, investigadores do GDE conseguiram prender Marcos "Congonhas", que estava foragido a mais de 20 dias. (Com informações e foto do Setor de comunicação da 11ª SDP)   

Foto e reportagem; Anuncifacil 

Escrito por Publicado em BLOG

20150620 104626

Foto do local, entre o Jardim Panorama e a Asserp(Associação dos Servidores públicos)

Enquanto a crise consome os investidores pelo Brasil afora, em Cornélio Procópio tem gente rindo a toa.

Os primeiros lotes do empreendimento "Residencial Ivany Paiva Gatti", renderam lucro real de 26% aos seus primeiros compradores. A informação foi divulgada no início desta semana pelos membros da empresa Imóvel Norte, administradora do empreendimento e pelo sócio proprietário, o agricultor João Ricardo Gatti.

A localização privilegiada, perto da cidade, somada a proximidade com as futuras instalações do Parque Científico e Tecnológico da UTFPR, foram os principais fatores para que a valorização acontecesse imediatamente e neste patamar. 

Sem contar que os primeiros compradores receberam as vantagens de um parcelamento sem igual; até 140 meses.

Corroborou com os fatores de lucro, a credibilidade do nome do empreendimento; "Ivany Paiva Gatti" saudosa esposa do médico João Batista Gatti. A impecável avaliação de confiança no mercado imobiliário se deve com certeza,  aos vários anos de trabalhos prestados ao município do idealizador do projeto. 

O residencial Ivany Paiva Gatti, é o maior loteamento da história de Cornélio Procópio. A partir dos próximos meses entrará na fase de aplicação da parte estrutural,  meio-fio e asfalto. Informe-se no fone 3523 43 70.

ivanisite

Escrito por Publicado em BLOG

tratores 02 07

 

Expostos em frente à Prefeitura estão às três novas compras de maquinários feitas pelo município. São tratores zero km que passam a integrar a frota municipal para trabalhos urbanos e rurais.

O investimento feito pela Prefeitura de Cornélio Procópio, ultrapassa R$ 200 mil. Um dos utilitários reúne oitenta cavalos de potência, com tração quatro por quatro. E os outros dois tratores com potência de sessenta cavalos cada, também com tração.

A compra dos tratores foi formalizada através dos processos licitatórios de número 68/2015 e de número 49/2015. As empresas fornecedoras dos veículos foram Araújo & Araújo Comércio de Máquinas LTDA-ME e Tramontini Máquinas LTDA.

Segundo o prefeito Fred Alves, a renovação da frota já traçou uma larga escala. Em menos de dois anos, foram diversas novas compras realizadas entre carros, ambulâncias, vans e utilitários. Ainda de acordo com o prefeito , a compra dos novos tratores só se concretizou devido a economia administrativa que a prefeitura de Cornélio tem realizado.

Dois dentre os três maquinários foram adquiridos com dinheiro que sobrou do pregão presencial 33/2014 que previa compra de maquinários rodoviários. "Cada vez que compramos novos veículos temos a oportunidade de melhorar a qualidade dos serviços realizados para nossa população", afirmou o prefeito.

Os veículos que o município considera como inutilizáveis para os serviços são disponibilizados através de leilão público, a exemplo do que aconteceu no último mês de junho. A venda dos maquinários já não úteis para o município converte-se em possibilidade de mais investimentos.

Foto e texto; Prefeitura de Cornélio Procópio

 

Escrito por Publicado em BLOG

editada

Foto do internauta, qunta feira(02 de julho)

Nossos seguidores fotografaram um importante vazamento de água, descendo do telhado, encharcando a maca e marcando o teto do recém reformado Postão de Saúde Central.

As fotos captadas na tarde de quinta feira(02), revelam imagens preocupantes. Algumas salas da Unidade Básica de Saúde, Oscar Dantas, inaugurada no último dia 05 de maio, apresentam grandes goteiras e marcas de bolor no teto.

oscar 04

Além de transformar o ambiente insalubre, as fotos mostram que a reforma no mínimo foi mal executada.

De acordo com o site oficial do município, o prefeito de Cornélio Procópio, Fred Alves, teria entregue aos contribuintes,  um ampla e total reforma no predio. A unidade teria sido totalmente adequada ao novo modelo de gestão de saúde para atender a demanda.

Perto de R$ 180 mil foram investidos na obra. 50% do Governo Federal, através Ministério da Saúde, e o restante, recursos do município. "São mais de R$ 90 mil oriundos do esforço da administração, dinheiro dos impostos que a população paga". Comemorou o prefeito na oportunidade.

Após dois meses da "ampla reforma", o prédio  apresenta vazamentos importantes a ponto de escorrer água  pela parede. Sem contar ainda, as marcas de bolor pelo teto.

O que teria acontecido? O contribuinte tem o direito de saber.  Desta vez haverá a resposta oficial? Ou apenas uma nova queixa na Delegacia?

Oscar Dantas 01Oscar 02

 

oscar 05

 

 

Escrito por Publicado em BLOG

1jul2015 deputados contrarios ao projeto de reducao da maioridade penal comemoram a rejeicao da pec na camara dos deputados em brasilia 1435729129081 615x300

Deputados contrários ao projeto de redução da maioridade penal comemoram a rejeição da PEC na Câmara dos Deputados, em Brasília

Comandada pelo PMDB e pelo presidente Eduardo Cunha (RJ), a Câmara prepara uma alteração no projeto que reduz a maioridade penal para tentar reverter nos próximos dias a derrota sofrida no plenário na madrugada desta quarta-feira (1º).

A cúpula da Casa articula a votação de uma emenda aglutinativa (que reúne emendas de vários deputados e altera o texto do relator) que retira o tráfico de drogas do rol de crimes a que a redução de maioridade pode se aplicar.

Com essa flexibilização, o PMDB acredita que conseguirá "virar" os cinco votos necessários para a aprovação da medida.

A nova proposta pode ser colocada em votação ainda nesta quarta-feira (1º) ou na próxima semana, no dia 8 de julho.

Uma articulação comparável foi feita no fim de maio para garantir a aprovação o financiamento privado de campanhas eleitorais. Derrotado em um primeiro texto, Cunha colocou em votação uma proposta semelhante no dia seguinte e venceu. O PT recorreu ao Supremo para questionar a manobra.

Se o novo trabalho de convencimento dos deputados nos bastidores não tiver sucesso, a conclusão dessa discussão e uma nova votação podem ficar para agosto, após o recesso parlamentar.

Nos bastidores, os peemedebistas praticamente descartam a aprovação do texto original da proposta, que reduz a maioridade penal não só para crimes graves, mas para qualquer tipo de crime –uma vez que não há consenso sobre a medida em bancadas de partidos como o PSDB.

A retirada do tráfico de drogas da lista de crimes pelos quais os jovens de 16 anos passariam a ser julgados como adultos seria uma concessão a deputados mais moderados.

A rejeição da proposta que reduziria a maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes graves ocorreu por apenas cinco votos. Votaram a favor 303 deputados, mas eram necessários 308 para a aprovação desse tipo de mudança na Constituição.

O projeto rejeitado tinha apoio de Cunha, presidente da Casa, que deu celeridade a sua tramitação. Ele havia sido resultado de uma negociação com deputados tucanos. O texto que serviu de base do acordo foi feito pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

O texto derrotado na madrugada pretendia alterar a Constituição para reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos (como estupro e latrocínio) ou equiparados (como tráfico de drogas), homicídio doloso (quando há intenção de matar), roubo qualificado (quando há uso de arma de fogo, por exemplo) e lesão corporal grave ou seguida de morte.

Leandro Prazeres/ UOL, em Brasília

 

Escrito por Publicado em BLOG

 asfalto capa

Um morador do Jardim Cristo Rei acionou a reportagem do Portal Cornélio Notícias para falar sobre a situação que está cada vez mais difícil em relação ao asfalto no seu bairro. O morador Ariel Magalhães fala que na sua Rua, Orlando Bini, esquina com a Rua Jorge Alves Ferreira, os buracos no asfalto foram pintados ao invés de tapados pela administração pública.

"Houve uma operação tapa buraco em frente de casa, a menos de um ano e o serviço ficou muito mal feito, terminaram, pintaram e não taparam os buracos, e com o transporte coletivo passando na rua, o asfalto piorou".

Além do asfalto, outro problema daquela região é a sujeira presente no local onde fica o salão comunitário do bairro, onde o mesmo poderia estar sendo utilizado pelos moradores.

asfalto 2 site

"O contribuinte espera o melhor, só que isso não está acontecendo. Espero que a administração pública resolva esse problema pra gente".

Da Redação Portal Cornélio Notícias

rodrigues

Publicidade

Comentários

  • miguel milanez dias 17/04/2015 09:16
    parabens pelo trabalho, isso irá ajudar em muito as entidades de nossa cidade
     
  • oliveira 06/04/2015 07:34
    Odairr gostaria de saber,a secretaria do esporte installado no clube do povo recebeu esta semana ...
     
  • OBSERVADOR DO TRÂNSI 23/03/2015 08:42
    GUARDA 24 HORAS OU LOGO ESTARÁ TUDO DESTRUÍDO.
     
  • Divonzir 18/03/2015 14:43
    Será que estes não estavam protestanto no domingo 15/03???
     
  • Renato 12/03/2015 20:22
    Isto é uma tremenda palhaçada!! Trata-se de dinheiro público que está sendo empregado; é um tapa ...

Conteúdo